Jogos e Infância: Uma experiência com professores do ensino fundamental I

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Ivanete Franco dos Santos Rose Belite Cardozo Aguiar Eulina Maria Leite Nogueira

Resumo

O presente trabalho apresenta uma das atividades de extensão, do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ambiente, Socioeconomia e Agroecologia (NUPEAS), realizada no ano de 2016, na escola Municipal Rural João da Cruz na Comunidade Muanense Assentamento Botos no Município de Humaitá- AM. Tendo como objetivo proporcionar aos professores do campo momentos de reflexão e aprendizagem sobre o uso dos jogos como material pedagógico na sala de aula. Após, a primeira visita à comunidade e conhecer a equipe de professores e o gestor, foi percebido através da fala dos professores o desejo que eles tinham em obter formação sobre como elaborar jogos para auxiliar nas suas vivências em sala de aula com as crianças no processo de ensino e aprendizagem. Com base nessas informações foi pensado e elaborado alguns jogos que os professores pudessem realizar na sua prática tendo em vista a realidade em que a escola se encontra. Durante a oficina, as questões da importância e as regras dos jogos foram debatidas com intuito de pensar o jogo como instrumento que auxiliasse no contexto da sala de aula bem como as diferentes potencialidades que ele estimula na infância. A partir do trabalho realizado, os participantes mostraram entusiasmo e comprometimento em utilizar os jogos em suas aulas, a fim de torna-las mais atrativas, dinâmicas e lúdicas para que os alunos tivessem mais interesse em participar e aprender.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
FRANCO DOS SANTOS, Ivanete; CARDOZO AGUIAR, Rose Belite; LEITE NOGUEIRA, Eulina Maria. Jogos e Infância: Uma experiência com professores do ensino fundamental I. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 11, n. 2, jan. 2017. ISSN 2236-7934. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/21111>. Acesso em: 05 dec. 2020.
Palavras-chave
Oficina pedagógica;Prática Docente; Escola do Campo
Seção
Agroecol 2016 - Educação do Campo

Referências

KISHIMOTO, M. Tizuko. Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. São Paulo, SP: Editora Cortez, 2006.