A experiência embrionária da Escola Municipal Eldorado no desenvolvimento de tecnologias sociais agroecológicas adaptadas à agricultura familiar

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Luis Alejandro Lasso Gutiérrez Fernanda Savicki de Almeida Diovany Doffinger Ramos Tania Paula Servim

Resumo

As ações propostas pelo projeto aqui relatado referem se ao estabelecimento de espaços permanentes de referência, formação e ação social, orientados à agroecologia na educação do campo na Escola Municipal Eldorado localizada no Assentamento Eldorado em Sidrolândia, como centro irradiador de inovação tecnológica social para os assentamentos e comunidades rurais do em torno, bem como para outras localidades do estado de Mato grosso do Sul. Esse projeto é fruto do conjunto de reflexões sobre as tecnologias sociais apropriadas para a agricultura familiar, os riscos à saúde humana e ambiental pelo uso de agrotóxicos na agricultura, a segurança e soberania alimentar e a educação do campo, que acontecem no âmbito do curso de Licenciatura em Educação do Campo Leducampo/UFMS. É articulado mediante métodos e ferramentas de trabalho participativo e apoio à instalação de unidades experimentais demonstrativas em hortas familiares, comunitárias e escolares. Esses espaços são compostos por viveiros de mudas, banco de sementes da agrobiodiversidade local, entre outros e objetivam, principalmente, a incorporação da agroecologia de nos conteúdos programáticos das disciplinas como eixo transversal do Plano Político Pedagógico da Escola, buscando a formação de um novo individuo transformador da realidade do meio rural brasileiro.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
LASSO GUTIÉRREZ, Luis Alejandro et al. A experiência embrionária da Escola Municipal Eldorado no desenvolvimento de tecnologias sociais agroecológicas adaptadas à agricultura familiar. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 11, n. 2, jan. 2017. ISSN 2236-7934. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/21076>. Acesso em: 03 dec. 2020.
Palavras-chave
agroecologia, soberania alimentar, agricultura familiar
Seção
Agroecol 2016 - Educação do Campo

Referências

ALTIERI, M.; TOLEDO, V. La revolución agroecológica en América Latina. Sociedad latinoamericana de agroecologia SOCLA 2011. Versión al español del artículo Altieri, M. & V.M. Toledo. 2011. The agroecological revolution of Latin America: rescuing nature, securing food sovereignty and empowering peasants. The Journal of Peasant Studies v. 38, n. 3, 2011.

SEVILLA GUZMAN, E. La agroecología como estrategia metodológica de transformación social. Instituto de Sociología y Estudios Campesinos de la Universidad de Córdoba, Ed. UnC. España. 2006.