O Aprendizado do Estágio de Vivência no Assentamento Benedito Alves Bandeira- Acará- PA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Fernando Pinheiro Júnior Silvia Ferreira Monteiro Carla Santana Muniz Helyson Dos Santos Sales Acácio Moreira Melo

Resumo

É necessário que haja o contato com a realidade para que se torne efetivamente possível obter conhecimento do cenário das comunidades e reconhecer a necessidade de transformação na Agricultura. Buscou-se ampliar a qualidade de ensino, inserindo alunos nas propriedades rurais, através do estágio de Vivência, visando acompanhar a rotina dos agricultores, detectar as carências, as dificuldades enfrentadas e ponderar sobre Agricultura familiar e os desafios da sustentabilidade. Houve a integração e participação dos estudantes nas atividades diárias dos agricultores, conversas informais e intercâmbio de ideias. As famílias do assentamento obtêm produtos para subsistência e renda extra por meio da produção de madeira, frutas, animais, farinha, grãos, leite e mel. É feito consórcios de culturas agrícolas com espécies arbóreas para restaurar florestas e recuperar áreas degradadas. A mão- de- obra é predominantemente familiar.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
JÚNIOR, Fernando Pinheiro et al. O Aprendizado do Estágio de Vivência no Assentamento Benedito Alves Bandeira- Acará- PA. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 11, n. 2, dec. 2015. ISSN 2236-7934. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/21054>. Acesso em: 03 dec. 2020.
Palavras-chave
culturas agrícolas; propriedades rurais; sustentabilidade; transformação na agricultura
Seção
Agroecol 2016 - Construção de Conhecimentos Agroecológicos

Referências

BOKANGA, M. Processing of cassava leaves of human consumption. Acta Horticulturae, n. 375, p. 203-207, November 1994.

MELÉNDEZ, L. Estrategia para el establecimento de huertos caseros en sentamentos campesinos en el area de conservación de Tortuguero, Costa Rica. Agroforesteria en las Américas , Turrialba, v. 9, n. 3, p. 25-28, 1996.
PORTAL EMBRAPA, Produtos, Processos e Serviços. Disponível em: . Acesso em 02 de Setembro de 2016.