Agrofloresta e Horta Mandala como Proposta de Projeto Integrador no Curso Técnico em Agroecologia do IFPR Campus Ivaiporã-PR

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Lais Martinkoski Gisele Fernanda Mouro Ricardo Rodrigues Souza Gabriel Felipe Vogel João Batista de Souza Júnior

Resumo

O presente relato apresenta uma análise crítica acerca dos objetivos propostos pela disciplina de Projeto Integrador em Horticultura em relação aos relatos dos estudantes desta disciplina no Curso Técnico em Agroecologia, e assim verificar o cumprimento destes objetivos até o presente momento, além de fornecer subsídios a instituições de ensino em agroecologia interessadas em adotar projetos semelhantes visando objetivos comuns. A experiência de avaliação dos objetivos de ensino-aprendizagem se deu devido à necessidade permanente de atualização docente e adoção de estratégias cada vez mais eficazes de inserção dos estudantes no mundo do trabalho. Neste contexto, foi realizado um questionário voltado aos sete estudantes da disciplina a fim de verificar sua visão acerca do projeto em relação a sua prática estudantil e profissional. Verificou-se que os estudantes acreditam que o projeto integrador auxilie na sua aprendizagem técnica e nas relações interpessoais, além de influenciar características como autoconfiança e autoconhecimento, embora três destes acreditem que ainda não estarão prontos para trabalhar na área mesmo após formados. A maioria dos estudantes relataram já ter considerado implantar uma horta ou um Sistema Agroflorestal sem ainda terem iniciado tais atividades, somente um estudante relatou já ter iniciado tal implantação em sua residência. Por fim, verificou-se que alguns objetivos propostos no projeto integrador precisam ser trabalhados no processo de ensino-aprendizagem, embora a maioria dos objetivos esteja sendo alcançado de maneira satisfatória.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
MARTINKOSKI, Lais et al. Agrofloresta e Horta Mandala como Proposta de Projeto Integrador no Curso Técnico em Agroecologia do IFPR Campus Ivaiporã-PR. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 11, n. 2, jan. 2017. ISSN 2236-7934. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/21052>. Acesso em: 05 dec. 2020.
Palavras-chave
educação, agroecologia, quintais agroflorestais, horticultura, cidadania.
Seção
Agroecol 2016 - Outros Temas

Referências

BRASIL. Direitos Humanos, Ética e Cidadania: construindo valores na escola e na sociedade. Módulo 3. Direitos Humanos. Programa de Desenvolvimento Profissional Continuado. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, 2004.

COELHO, G. C. Sistemas agroflorestais. São Carlos: RIMA, 2012. 1 ed. 206 p.

MAY, P. H.; TROVATTO, C. M. M. Manual Agroflorestal para a Mata Atlântica. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, Secretaria da Agricultura Familiar, 196 p. 2008.

MOLLISON, B; SLAY, R. M. Introdução à Permacultura. Brasília: Fundação Daniel Efraim Dazcal, 1998.