Produção Agroecológica Integrada e Sustentável – PAIS: Agroecologia, Recuperação e Produção Econômica da Comunidade do Assentamento Vitória

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Marcio Moacir Bessa Lucas da Silva Alves Matheus Vinicius Abadia Ventura Emanoel Mustafa de Azevedo

Resumo

As atividades agroecológicas são de fundamental importância na recuperação e revitalização do Meio Ambiente, o trabalho com a Agroecologia desperta a sustentabilidade alternativas para substituir as práticas convencionais, proporcionando ao produtor rural renda familiar e a recuperação das áreas degradadas. Agroecologia tem como objetivo trabalhar com as perspectivas teóricas e socioambientais, recuperando a biodiversidade ecológica e ampliando as novas tecnologias no campo, quebrando os paradigmas das culturas tradicionais, esse processo abrange a integração da atividade de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável – PAIS, que vem destacando como alternativa para a Agricultura Familiar no Assentamento Vitória, Município de Goianésia, região do Vale do São Patrício - Goiás. Por meio de avaliações teóricas, com os produtores rurais beneficiados com a atividade PAIS, pode-se mostrar um avanço cientifico no campo, que amplia as perspectivas do agricultor a permanecer no meio rural, propiciando aos filhos condições de estudo, educação e melhor convívio familiar. Conclui-se que o novo método de desenvolvimento rural renova as áreas degradadas e também contribui para as emissões evitadas, contribuindo ainda mais com o meio ambiente.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
BESSA, Marcio Moacir et al. Produção Agroecológica Integrada e Sustentável – PAIS: Agroecologia, Recuperação e Produção Econômica da Comunidade do Assentamento Vitória. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 11, n. 2, jan. 2017. ISSN 2236-7934. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/20977>. Acesso em: 04 dec. 2020.
Palavras-chave
PAIS, Agroecologia, Desenvolvimento Sustentável e Agricultura Familiar.
Seção
Agroecol 2016 - Construção de Conhecimentos Agroecológicos

Referências

ALTIERI, M. A. Agroecologia - As bases científicas da agricultura alternativa. Rio de Janeiro: PTA-FASE, 1989. 237p.

BECKER, Dinizar Fermiano (Org.). Desenvolvimento Sustentável: Necessidade e/ou Possibilidade. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2002. 134 p.

CANUTO, J. C. Agricultura Ecológica en Brasil – Perspectivas socioecológicas. Córdoba: Instituto de Sociología y Estudios Campesinos (ISEC) – Escuela Superior de Ingenieros Agrónomos y Montes (ETSIAM), 1998. 200p. Tese de Doutorado.

CANUTO, J. C.; SILVEIRA, M. A. da; MARQUES, J. F. O sentido da agricultura familiar para o futuro da agroecologia. Ciência & Ambiente, Santa Maria, v. 1, n.1, p. 57-63, 1994.

GLIESSMAN, S.R. Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável. Porto Alegre: UFRGS, 2000.

SACCO DOS ANJOS, Flávio. Agricultura Familiar, Pluriatividade e Desenvolvimento Rural no Sul do Brasil. Pelotas/RS: EGUFPEL, 2003. 374p. .

SACCO DOS ANJOS, Flávio. Agricultura Familiar, Pluriatividade e Desenvolvimento Rural no Sul do Brasil. Pelotas/RS: EGUFPEL, 2003. 272p.