Potencial de sistemas agroflorestais biodiversos em processos de restauração ambiental

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Milton Parron Padovan Zefa Valdivina Pereira Jaqueline Silva Nascimento Shaline Séfara Lopes Fernandes Jerusa Cariaga Alves

Resumo

Em todas as regiões do Brasil registram-se iniciativas de implantação de sistemas agroflorestais biodiversos (SAFs), conduzidos em bases agroecológicas, principalmente pela agricultura familiar. Nesse contexto, desenvolveu-se um estudo com o objetivo de interagir com os atores locais que protagonizaram o planejamento, a implementação, a avaliação contínua e os reordenamentos de SAFs e, a partir da percepção destes, identificar os principais serviços socioambientais produzidos por esses sistemas. A pesquisa foi realizada em 2015 e 2016, envolvendo 31 unidades de produção com SAFs localizados no Estado de Mato Grosso do Sul e nas regiões Oeste de São Paulo e Noroeste do Paraná. Cada unidade de produção foi visitada, com maior ênfase aos locais onde estavam implantados os sistemas agroflorestais; também foi realizada entrevista com cada família responsável, a qual baseou-se em um roteiro semiestruturado, contendo questões abertas. Foi identificado expressivo aumento da diversidade vegetal, da biota do solo, de polinizadores e de inimigos naturais; bem como a produção de grande quantidade de outros serviços socioambientais, tais como: eficiente processo de ciclagem de nutrientes; importante sequestro de carbono na biomassa vegetal; melhoria do microclima local; retorno da fauna silvestre; expressiva produção local de materiais orgânicos para o solo; melhoramento na infiltração de água no solo; supressão da erosão do solo; e recuperação da fertilidade do solo (química e física); entre outros. Os resultados obtidos subsidiam a recomendação de sistemas agroflorestais biodiversos para restauração de áreas degradadas, inclusive Reservas Legais e em Áreas de Preservação Permanente, incorporando-as à produção de alimentos e geração de renda.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
PADOVAN, Milton Parron et al. Potencial de sistemas agroflorestais biodiversos em processos de restauração ambiental. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 11, n. 2, dec. 2016. ISSN 2236-7934. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/20970>. Acesso em: 05 dec. 2020.
Seção
Agroecol 2016 - Manejo de Agroecossistemas Sustentáveis