Perspectivas para utilização do resíduo de Açaí em Axixá-MA: a solução está nos resíduos

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Tatiane M. Lima João Carlos Oliveira Hutson Roger SILVA Brenda Matos FERNANDES Thales Antônio Martins

Resumo

No Maranhão o Açaí possui grande importância econômica e nutricional para a população, sendo consumidode diversas maneiras. Constitui-se como fonte de renda para muitos comerciantes e famílias extrativistas. No entanto, essa atividade gera grande quantidade de resíduos e não possuem destinação econômica adequada.O objetivo foi apresentar o perfil da produção extrativista do município de Axixá-MA, bem como os resíduos sólidos gerados por essa atividade. Esse estudo foi elaborado a partir das ações de extensão executadas pela Universidade Federal de Uberlândia no município de Axixá-MA. As ações foram fomentadas/apoiadas pelo Projeto Rondon/Operação Jenipapo em Janeiro de 2015. A metodologia adotada envolveu a pesquisa bibliográfica, documental a partir dos dados do Instituto Brasileiro de Geografia; pesquisa de campo com a população Urbana e Rural. Conclui-se que a atividade extrativista precisa ser redesenhada visando à obtenção de uma exploração sustentável do ponto de vista ambiental, social e econômico. Além disso, precisa ser integrado a empreendimentos de economia solidária.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
LIMA, Tatiane M. et al. Perspectivas para utilização do resíduo de Açaí em Axixá-MA: a solução está nos resíduos. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 10, n. 3, may 2016. ISSN 2236-7934. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/19212>. Acesso em: 21 sep. 2019.
Palavras-chave
Economia solidária; resíduos agroindustriais; desenvolvimento sustentável
Seção
IX CBA 2. Estratégias de Desenvolvimento Socioeconômico.

Referências

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Produção da extração vegetal e da silvicultura, Rio de Janeiro – RJ, Brasil, 2013. Acesso: 13/04/2015 Disponível em: http://www.ibge.gov.br
OLIVEIRA, M.S.P.; CARVALHO, J.E.U.; NASCIMENTO, W.L.O.; MÜLER, C.H. Cultivo do Açaizeiro para Produção de Frutos. Belém: Embrapa Amazônia Oriental, 2002. 18p. (Embrapa Amazônia Oriental. Circular Técnica, 26).
SILVA, I. T. et al. Uso do caroço de açaí como possibilidade de desenvolvimento sustentável do meio rural, da agricultura familiar e de eletrificação rural no Estado do Pará.. In: ENCONTRO DE ENERGIA NO MEIO RURAL, 5., 2004, Campinas. Anais... Disponível em: . Acesso: 05/04/2015
TEIXEIRA, L.B.; GERMANO, V.L.C,; OLIVEIRA, R.F. de; FURLAN JUNIOR, J. Processo de compostagem usando resíduos das agroindústrias de Açaí e de palmito de Açaizeiro. Belém: Embrapa Amazônia Oriental, 2005. 6p. (Embrapa Amazônia Oriental. Circular Técnica, 41).