Construção do Conhecimento Agroecológico como Instrumento de Educação Ambiental em Corguinho, Mato Grosso do Sul
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Utilizando-se de conceitos de agroecologia foram ministradas aulas em duas escolas do município de Corguinho, MS nas quais foram repassadas técnicas de produção sustentável para alunos do 6º ao 9ª ano do ensino fundamental. Os objetivos a serem alcançados eram de transferir tecnologia para os jovens e futuros produtores, sejam eles proprietários ou funcionários rurais, bem como alterar ou fortalecer a percepção ambiental, após um prévio diagnóstico, de que os serviços ambientais devem ser conservados. Os encontros eram realizados a cada 15 dias durante o semestre, 14 salas de aula participaram e 249 alunos foram sensibilizados em diferentes graus sobre conservação de serviços ambiental. As análises foram feitas através de questionários aplicados antes do inicio das aulas e após três meses do fim. Foi significativa a mudança da percepção ambiental com o uso da construção do conhecimento agroecólogico como ferramenta.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Como Citar
SANTOS, Maria do Carmo; KEUROGHLIAN, Alexine; EATON, Donald P.
Construção do Conhecimento Agroecológico como Instrumento de Educação Ambiental em Corguinho, Mato Grosso do Sul.
Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 9, n. 4, feb. 2015.
ISSN 2236-7934.
Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/16814>. Acesso em: 16 jan. 2021.
Palavras-chave
educação ambiental, produção sustentável, serviços ambientais.
Seção
AGROECOL2014 - Trabalhos técnico-científicos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).