Diversificação da Produção e Transição Agroecológica: Uma Experiência com SAF na Várzea do Rio Capim - PA
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Os impactos negativos da agricultura convencional são apontados por diversos estudos, levando a proposições de modelos ecológicos e sistêmicos, como a agroecologia. Busca-se analisar os aspectos relacionados à transição agroecológica a partir de uma experiência com adoção de sistema agroflorestal no município de São Domingos do Capim - PA. Para a coleta de dados utilizou-se a caminhada transversal e entrevistas não-diretivas. A análise dos dados baseou-se em princípios da pesquisa qualitativa. A partir da análise da experiência pode-se inferir que o sistema de produção está em constante processo de transição agroecológica e social-agroecológica. A fundação da APEPA e ação desta refletem algumas características das dimensões política e socioeconômica-cultural da agroecologia. O SAF contribui para a diversidade de espécies e complexidade do agroecossistema e dos serviços ambientais, o que reflete a dimensão ecológica.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Como Citar
SOUSA, Fagner Freires et al.
Diversificação da Produção e Transição Agroecológica: Uma Experiência com SAF na Várzea do Rio Capim - PA.
Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 9, n. 4, feb. 2015.
ISSN 2236-7934.
Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/16733>. Acesso em: 15 jan. 2021.
Palavras-chave
Sistemas agroflorestais, segurança alimentar, soberania alimentar.
Seção
AGROECOL2014 - Trabalhos técnico-científicos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).