Diversificação da Produção e Transição Agroecológica: Uma Experiência com SAF na Várzea do Rio Capim - PA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Fagner Freires SOUSA Josiele Pantoja ANDRADE Osvaldo Ryohei KATO Jorge Lucas Lucas Gonçalves de Souza NEVES Geysele Santa Brígida MERCÊS Thiago Luan Bessa MARTINS

Resumo

Os impactos negativos da agricultura convencional são apontados por diversos estudos, levando a proposições de modelos ecológicos e sistêmicos, como a agroecologia. Busca-se analisar os aspectos relacionados à transição agroecológica a partir de uma experiência com adoção de sistema agroflorestal no município de São Domingos do Capim - PA. Para a coleta de dados utilizou-se a caminhada transversal e entrevistas não-diretivas. A análise dos dados baseou-se em princípios da pesquisa qualitativa. A partir da análise da experiência pode-se inferir que o sistema de produção está em constante processo de transição agroecológica e social-agroecológica. A fundação da APEPA e ação desta refletem algumas características das dimensões política e socioeconômica-cultural da agroecologia. O SAF contribui para a diversidade de espécies e complexidade do agroecossistema e dos serviços ambientais, o que reflete a dimensão ecológica.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SOUSA, Fagner Freires et al. Diversificação da Produção e Transição Agroecológica: Uma Experiência com SAF na Várzea do Rio Capim - PA. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 9, n. 4, feb. 2015. ISSN 2236-7934. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/16733>. Acesso em: 23 oct. 2021.
Palavras-chave
Sistemas agroflorestais, segurança alimentar, soberania alimentar.
Seção
AGROECOL2014 - Trabalhos técnico-científicos