Eficiência de produto a base de azadiractina sobre a cochonilha (Phenacoccus manihoti) em mandioca

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Diego Gazola Claudemir Zucareli Diandro Ricardo Barilli Ana Paula G. S. Wengrat Daliana H. Uemura-Lima Vanda Pietrowski Rudiney Ringenberg

Resumo

a cochonilha da parte aérea da mandioca é um inseto sugador de seiva que causa severos danos às plantas prejudicando a produção de raízes tuberosas. O objetivo deste trabalho foi avaliar diferentes doses do produto a base de azadiractina, Azamax®, na mortalidade da cochonilha Phenacoccus manihoti, em plantas de mandioca. O produto foi aplicado nas doses de 0; 0,1; 0,2; 0,3; 0,4 e 0,5%, sob delineamento inteiramente casualizado, com 6 repetições, sendo que cada repetição foi constituída de 15 cochonilhas de 3° instar. A aplicação do produto nas plantas foi realizada através de um pulverizador costal de CO2, com barra de 2 metros e bico tipo leque, com vazão de 200 L ha-1. Após 7 dias da primeira aplicação houve a reaplicação do produto. A avaliação para constatar a mortalidade dos insetos foi realizada diariamente, durante 14 dias, a partir da primeira aplicação. A mortalidade foi corrigida pela fórmula de Schneider-Orelli. Os dados foram transformados em e submetidos à análise de variância (teste F) e análise de regressão 5%. Nas condições em que o ensaio foi realizado, o produto Azamax® (azadiractina) na dose de 0,43%, apresentou mortalidade de 64% das cochonilhas P. manihoti, em mandioca.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
GAZOLA, Diego et al. Eficiência de produto a base de azadiractina sobre a cochonilha (Phenacoccus manihoti) em mandioca. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 9, n. 1, june 2014. ISSN 2236-7934. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/15661>. Acesso em: 19 oct. 2020.
Palavras-chave
Azadirachta indica, controle alternativo, Manihot esculenta
Seção
I Congresso Paranaense de Agroecologia - Trabalhos