Gestão racional de recursos naturais de uso comum – recursos hídricos em produção de arroz irrigado no assentamento Filhos de Sepé, Viamão/RS

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Ricardo Diel César Assis Butignol

Resumo

É imprescindível a manutenção dos recursos naturais. A degradação dos mesmos é considerada uma atitude humana irracional, já que estes são fundamentais à sua própria existência. Processos de gestão participativa, integrado e alicerçado na cooperação, têm se apresentado com potencial de promoção de uma gestão sustentável dos recursos naturais de uso comum. A participação direta dos usuários nestes processos contribui substancialmente na manutenção efetiva dos recursos manejados. Este trabalho foi realizado no assentamento Filhos de Sepé, localizado no município de Viamão, Rio Grande do Sul, o qual tem mais de uma década de experiência em gestão dos recursos hídricos utilizados para a produção de arroz irrigado. A apropriação comunal associada à apropriação estatal do recurso proporcionou ao assentamento uma base que possibilitou o desenvolvimento de um processo de gestão em busca de sustentabilidade. Este trabalho teve como objetivo contribuir com a experiência da gestão dos recursos hídricos neste assentamento; foram descritos o processo histórico e a atual situação, assim como se realizaram análises e proposições a partir do ponto de vista da racionalidade da manutenção dos recursos naturais. A complexidade e intensidade de fatos ocorridos em função do uso e da implantação da gestão dos recursos hídricos no assentamento, bem como interesses antagônicos de algumas famílias, promoveram certa resistência a este processo. Mas principalmente, a oportunidade de participar efetivamente da gestão deste recurso e o fato de poder decidir sobre ele têm despertado a compreensão da importância do processo na redução de conflitos, melhoria da produção de arroz e manutenção dos recursos naturais.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
DIEL, Ricardo; BUTIGNOL, César Assis. Gestão racional de recursos naturais de uso comum – recursos hídricos em produção de arroz irrigado no assentamento Filhos de Sepé, Viamão/RS. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 8, n. 1, nov. 2013. ISSN 2236-7934. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/15395>. Acesso em: 05 dec. 2020.
Palavras-chave
Recursos naturais, Uso comum, Gestão.
Seção
Artigos