Utilização de insumos orgânicos no manejo da fertilidade do solo na produção de arroz orgânico em assentamentos da Reforma Agrária na região de Porto Alegre - RS

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Antônio Marcos dos Santos Vignolo

Resumo

A cultura do arroz é a principal atividade econômica dos assentamentos da região de Porto Alegre, devido suas condições climáticas, hidrográficas e topográficas favoráveis. O cultivo convencional, visando altos índices produtivos, resulta na degradação ambiental e sérios problemas de saúde às pessoas que produzem e consomem esses produtos. Devido a essa problemática, teve início na década de 1990, no Assentamento Lagoa do Junco, no município de Tapes, o primeiro plantio de arroz com insumos naturais e rizipiscicultura. Essa tecnologia foi posteriormente disseminada aos demais assentamentos por meio de dias de campo, troca de experiências, cursos e seminários. A sistematização dos dados técnicos e de produção foi essencial na divulgação dos resultados e serviu de incentivo para outros assentamentos aderirem às mudanças no modo de produção. A sistematização nos possibilita uma análise crítica do processo de construção de uma ou várias experiências, e serve de base para a teorização sobre e a partir da prática, desvendando o que sustenta essa prática e qualificá-la. O cultivo do arroz orgânico tem como característica principal a utilização de insumos orgânicos. Todavia, mesmo sendo utilizados há anos, não há análise química informando seus nutrientes e concentrações disponíveis, fator essencial para o técnico verificar se atende às necessidades da planta ou a reposição dos nutrientes via solo. Este trabalho teve como objetivo avaliar os insumos orgânicos utilizados na rizicultura orgânica do assentamento Capela em Nova Santa Rita – RS, analisar economicamente os adubos orgânicos e químicos e obter seus respectivos custos de produção e comparar a quantidade de nutrientes presentes nos insumos orgânicos com os adubos químicos utilizados no sistema convencional de arroz, assim como a eficiência dos dois sistemas na reposição da fertilidade.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
VIGNOLO, Antônio Marcos dos Santos. Utilização de insumos orgânicos no manejo da fertilidade do solo na produção de arroz orgânico em assentamentos da Reforma Agrária na região de Porto Alegre - RS. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 8, n. 1, oct. 2013. ISSN 2236-7934. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/15341>. Acesso em: 05 dec. 2020.
Palavras-chave
agroecologia, cultura do arroz, insumos orgânicos
Seção
Artigos