Projeto de desenvolvimento sustentável - PDS e Novas formas de Assentamentos - Uma sistematização do caso do Assentamento Professor Luiz David de Macedo, Apiaí/ São Paulo

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Alex Yoshinori Kawakami Clarilton Edzard Davoine Cardoso Ribas

Resumo

Este estudo de caso é um breve estudo sobre os novos tipos de assentamentos e a sustentabilidade como elemento fundamental em sua constituição. Sua localização é na região do Vale do Ribeira, no município de Apiaí-SP.Este trabalho teve como objetivo geral contribuir para o processo de sistematização de um novo modelo de assentamento na perspectiva da adoção da Agroecologia como matriz tecnológica e como objetivos específicos: levantar os elementos para constituição do Pré-Assentamento – Prof. Luiz D. Macedo e criar subsídios para o Projeto de Desenvolvimento Sustentável-Prof. Luiz Macedo durante sua implantação de tal forma a sugerir balizamentos para novos assentamentos e fazer associação dos objetivos anteriores com o debate em torno da conservação da Mata Atlântica na região do Vale do Ribeira. Ao final, considerou-se que podem-se constituir assentamentos sustentáveis desde que todos os atores envolvidos, poder público federal e estadual, organizações de luta dos trabalhadores e os próprios assentados, se preocupem com questões que são os chamados “gargalos” como: organização dos assentados, condições básicas de infraestrutura e a assitência técnica especializada capacitada e direcionada para o desenvolvimento Agroecológico do assentamento.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
KAWAKAMI, Alex Yoshinori; RIBAS, Clarilton Edzard Davoine Cardoso. Projeto de desenvolvimento sustentável - PDS e Novas formas de Assentamentos - Uma sistematização do caso do Assentamento Professor Luiz David de Macedo, Apiaí/ São Paulo. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 8, n. 1, nov. 2013. ISSN 2236-7934. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/15318>. Acesso em: 01 dec. 2020.
Palavras-chave
reforma agrária; agroecologia; pesquisa participante; sustentabilidade; políticas públicas
Seção
Artigos