14328 - Programa em rede de pesquisa – desenvolvimento em sistemas de produção com atividade leiteira na região noroeste do RS (rede leite): a visão da extensão rural

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

cleuza noal brutti Gilberto Eugenio POZZOBON Auria Geanet SCHRÖDER Gilberto BORTOLINI João SCHOMMER

Resumo

Este trabalho apresenta a visão dos extensionistas da Emater/RS-Ascar sobre a Rede Leite, desenvolvida, desde 2003, no Noroeste gaúcho, região que mais produz leite no Estado. Experiência inédita no país, a Rede surgiu da necessidade de dar uma resposta à falta de qualificação de agricultores, à baixa produtividade de leite, à rejeição de mercados, ao isolamento social, ao sofrimento físico e à falta de pesquisa no Noroeste. Em dez anos, conseguiu aproximar nove diferentes instituições, levar a pesquisa até as pequenas propriedades rurais e transformar o modelo de Extensão Rural praticado pela Emater/RS-Ascar.

Compõem a Rede Leite: Emater/RS-Ascar, Embrapa (Pecuária Sul e Clima Temperado), Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul, Universidade de Cruz Alta, Universidade Federal de Santa Maria, Fundação de Amparo à Pesquisa Agropecuária, Instituto Federal Farroupilha – campus Santo Augusto, Cooperfamiliar e Associação Gaúcha de Empreendimentos Lácteos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
BRUTTI, cleuza noal et al. 14328 - Programa em rede de pesquisa – desenvolvimento em sistemas de produção com atividade leiteira na região noroeste do RS (rede leite): a visão da extensão rural. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 8, n. 2, dec. 2013. ISSN 2236-7934. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/14328>. Acesso em: 20 jan. 2019.
Seção
VIII CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências