14127 - Análise da alteração de características químicas do solo e composição de espécies arbóreas em fragmentos florestais limítrofes a áreas de cultivo convencional sob diferentes intensidades de uso

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Rodrigo Condé Alves Renato Valadares Souza Moreira Mariella Carmardelli Uzêda

Resumo

A intensificação da agricultura é uma das principais causas globais da perda de biodiversidade, especialmente na Mata Atlântica, cuja paisagem é caracterizada por um mosaico de áreas intensamente antropizadas. O objetivo deste trabalho foi avaliar o reflexo da vizinhança de áreas de uso intensivo sobre a fertilidade do solo e a composição florística nas áreas de borda de fragmentos florestais de diferentes tamanhos. As variáveis cálcio (Ca2+), magnésio (Mg2+) e fósforo disponível (P) se mostraram eficazes na tradução do fenômeno estudado. As alterações dos parâmetros químicos do solo, geradas pelo uso de fertilizantes e corretivos de acidez, refletiram em alterações nos parâmetros estruturais da vegetação e o aumento do efeito de borda em função da redução do tamanho do fragmento. São necessários estudos adicionais para auxiliar a compreensão do processo de deriva de insumos minerais aplicados nas áreas de cultivo e suas interações com os fragmentos florestais.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
ALVES, Rodrigo Condé; MOREIRA, Renato Valadares Souza; UZÊDA, Mariella Carmardelli. 14127 - Análise da alteração de características químicas do solo e composição de espécies arbóreas em fragmentos florestais limítrofes a áreas de cultivo convencional sob diferentes intensidades de uso. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 8, n. 2, dec. 2013. ISSN 2236-7934. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/14127>. Acesso em: 20 jan. 2019.
Palavras-chave
Paisagens Agrícolas; Uso do solo; Fragmentação; Florística; Química do solo
Seção
VIII CBA-Agroecologia - Manejo de Agroecossistemas Sustentáveis/Produção Vegetal